quinta-feira, 28 de maio de 2009

Protozoários

Protozoários



Diversidade dos Protozoários

O Reino Protista (antigamente chamado de "protozoa", vem do grego proto, primeiro + zoon, animal), conhecidos popularmente como protozoários, agrupa todos os organismos eucariontes (com núcleo celular organizado), unicelulares, principalmente heterotróficos (que não realizam a fotossíntese), mas incluindo alguns autotróficos e com locomoção própria, quer utilizando cílios ou flagelos, quer com movimento amebóide (mudando a forma do corpo pela emissão de pseudópodes, do grego, pseudo = falso e podo = pés).

São encontrados em lugares úmidos, desde água doce, salobra ou salgada, no solo ou em matéria orgânica em decomposição, e até no interior do corpo de outros protistas, plantas ou animais.
Em grande maioria, a reprodução é de forma assexuada por bipartição e em outros casos por reprodução sexuada, por conjugação.
A disciplina que estuda os protozoários denomina-se Protozoologia.


Características gerais


Protozoários, na acepção antiga, incluía apenas seres unicelulares, na maioria heterotróficos, mas com formas autotróficas e com mobilidade especializada. Esta última serviu de critério para sua taxonomia. A maioria deles é minuscula, medindo de 0,01 mm a 0,05 mm aproximadamente, sendo que algumas exceções podem medir até 0,5 mm como, por exemplo, os foraminíferos. Sua forma de nutrição é muito diferenciada, pois podem ser predadores ou filtradores, herbívoros ou carnívoros, parasitas ou mutualistas. A digestão é intracelular, por meio de vacúolos digestivos, sendo que o alimento é ingerido ou entra na célula por meio de uma "boca", o citóstoma.

Estes organismos estão presentes em todos os ambientes por causa de seu tamanho reduzido e produção de cistos desenvolvidos.
A forma de locomoção é a principal característica taxonômica para diferenciar espécies. São muito usados como indicadores de qualidade do ambiente, sendo que águas poluídas normalmente têm protozoários característicos em abundância.

Classificação

Rhyzopoda: deslocam-se por pseudópode, rizópodes ou axópodes (Rizópodes)
Flagellata: utilizam-se de flagelos (Flagelados)
Ciliophora: possuem cílios (Ciliados)
Sporozoa: desprovidos de aparelho locomotor,o que torna muitas espécies formas parasitárias de vida. (Esporozoários)

Um comentário: