domingo, 17 de maio de 2009

Quem Foi Carl von Linné

Carolus Linnaeus, em português Carlos Lineu e em sueco após nobilitação Carl von Linné. Carolus Linnaeus nasceu em uma família pobre em 23 de maio de 1707, foi um botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura binomial e da classificação científica, sendo assim considerado o "pai da taxonomia moderna", sua família vivia em Rashult, no sul da província de Smaland na Suécia. Seu pai era um pastor Luterano chamado Nils, gostava de cultivar plantas. O jovem Lineu cresceu no meio de flores e plantas, dessa forma pode se familiarizar com elas e aprender seus nomes.


Com nove anos de idade ele ingressou na escola e aos dezessete iniciou o segundo grau, cuja finalidade era preparar os estudantes para o estudo religioso. O jovem por sua vez mostrou um grande talento para a ciência. Isso chamou a atenção do médico e professor Rothaman que se ofereceu para orientar nos estudo da botânica. Naquela época a botânica era uma ciência pouco estuda, mesmo nas universidades, sendo uma espécie de subáreas da medicina. Assim Lineu optou por cursar medicina, sendo orientado pelo Dr. Rothman, com que aprendeu o sistema de classificação vegetal vigente na época, o Tournefort (1656-1708) e as idéias sobre a sexualidade das plantas, que na época geravam muita polemica.


Lineu foi o botânico mais reconhecido da sua época, sendo também conhecido pelos seus dotes literários. É ainda o cientista da área das ciências naturais mais famosos da Suécia, e a sua figura pode ser encontrada nas actuais notas suecas de cem kronor. Lineu amava profundamente a natureza, e sempre se deslumbrava com as maravilhas do mundo dos seres vivos. Suas crenças religiosas o conduziu até a teologia natural, uma escola de pensamento muito antiga, porém que estava muito em moda em 1700: Já que Deus criou o mundo, é possível compreender a sabedoria de Deus estudando sua criação. E assim Lineu expressou no prefácio da edição posterior - A criação da Terra é a gloria de Deus, tal como somente o Homem o vê pelas obras da Natureza.

Principais Trabalhos de Lineu:


· Sistema da Natureza, Leiden 1735; 10ª edição, Estocolmo 1758-9.

· Biblioteca Botânica, Amsterdã 1736.

· Fundamentos Botânicos, Amsterdã 1736.

· Musa de Clifford, Leiden 1736.

· Crítica Botânica, Leiden 1737.

· Flora Lapônica, Amsterdã 1737.

· Gêneros Vegetais, Leiden 1737; 5ª edição, Estocolmo.

· Jardim Deleite do Clifford, Amsterdã 1737.

· Horto do Clifford, Amsterdã 1738.

· Ordens Vegetais (Classes Plantarum) Leiden 1738.

· Flora sueca 1745 · Hortus uppsaliensis 1748


· Filosofia Botânica 1751

· Species plantarum 1753
Últimos Anos

Lineu continuou os seus estudos botânicos depois da obtenção do seu título nobre, tendo mantido correspondência com diversas personalidades de todo o mundo. Por exemplo, Catarina II da Rússia enviou-lhe sementes do seu país.

Os últimos anos de vida de Lineu foram afectados por problemas de saúde: sofria de gota e dores de dentes. Sofreu um primeiro acidente vascular cerebral em 1774 e um segundo um ano mais tarde, que inutilizou o lado direito do seu corpo. Faleceu em 10 de Janeiro de 1778, durante uma cerimónia religiosa na catedral de Uppsala, onde foi sepultado.

Após a sua morte, as colecções de Lineu foram vendidas pela sua esposa a um inglês, Sir James Edward Smith, em 1784, sendo actualmente mantidas pela Linnean Society, em Londres.

2 comentários:

  1. eu acho isso otimo pro estudo de varias criancas pois o fato de ele ser um naturalista e cientista e eu achei ele muito corajoso e sim muito imterecante e isso ira ficar bem quardado ass; bianca

    ResponderExcluir
  2. linne foi muito corajoso e eu acho que um botanico tinha que ser mesmo asim pois o fato de ser naturalista e um bom cientista das ciencias naturais da quele tempo ate hoje e bem conhecido e famosso

    ResponderExcluir